Desde 2001
EVENTOS REALIZADOS PELO NEPPD/FACED/UFAM
SIMPÓSIOS DO AUTISMO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO
(2009, 2010, 2012 e 2014)
Os Simpósios do Autismo no Contexto da Inclusão são realizados desde 2009 na Universidade Federal do Amazonas, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial – NEPPD, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização – PROEXTI. Este evento, em sua terceira edição, é aguardado pela comunidade acadêmica, bem como pelos profissionais que já conhecem a trajetória do NEPPD em contribuir com as ações de extensão da Universidade e socialização de conhecimentos científicos no contexto da Educação Inclusiva e demais áreas do conhecimento.
Nas edições, visamos socializar conhecimentos construídos nas mais diversas áreas do conhecimento aos participantes, estabelecendo assim um diálogo permanente, permeado de discussões acerca das temáticas propostas. Os eixos temáticos para as inscrições de trabalhos (modalidades de apresentação oral e pôster) foram Educação, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Contamos com a presença de diversos convidados locais (representantes de ONGs, representantes dos cursos da UFAM, representantes das Secretarias Municipais e Estaduais, pesquisadores do NEPPD) e de outros lugares (Dr. Francisco Baptista Assumpção Junior – psiquiatra infantil e professor da USP, Maria Furia Silva – presidente da Associação Brasileira de Autismo - SP).
Dentre os vários objetivos podemos destacar: Discutir e socializar informações relevantes sobre o autismo no contexto da Educação Inclusiva e demais áreas do conhecimento.
ENCONTROS AMAZÔNICOS DE PSICOPEDAGOGIA
(2010, 2011, 2013 e 2016)
Tendo como premissa a Psicopedagogia como campo do conhecimento que se propõe integrar conhecimentos de modo coerente, servindo como instrumento de socialização entre os diversos saberes pertinentes a área da educação e como elemento constituinte de todo individuo, considerando as influências do meio-família, escola e sociedade como um todo, tendo como meta compreender de forma ampla os variados processos inerentes ao aprender e o não aprender. Enquanto área do conhecimento multidisciplinar interessa à Psicopedagogia compreender como ocorrem os processos de aprendizagem, bem como as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Sendo assim, deposita seu olhar sobre o ser humano em processo de construção do conhecimento considerando as dimensões objetiva e subjetiva.
A relevância dos Encontros Amazônicos de Psicopedagogia reside na busca mesma do reconhecimento e da importância da Psicopedagogia e da avaliação/intervenção psicopedagógica estabelecendo elos com as principais articulações e correntes teóricas contemporâneas, propondo-se à busca permanente da teoria na construção de suas práticas profissionais, principalmente no que concerne aos pressupostos da complexidade e da inclusão. A proposta do Encontro Amazônico de Psicopedagogia esteve em consonância com a perspectiva critica e numa abordagem dialética para a Psicopedagogia.
Além do sucesso no II Encontro Amazônico de Psicopedagogia que contou com um público composto por 500 pessoas dentre inscritos, palestrantes e mediadores, participantes de mesas redondas, apresentações culturais além da equipe de organização.
O evento é destinado à educadores, profissionais e pesquisadores das áreas de Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Arteterapia, estudantes de graduação e pós-graduação e demais envolvidos com a temática.